terça-feira, 10 de julho de 2012

Bebês dormindo a noite toda, sonho?


Não sou nenhuma "sabe tudo" ou sequer uma "dona da verdade" quando o assunto é relacionado à crianças, longe de mim! Na verdade, tenho aprendido e apanhado dia a dia na prática! Mas costumo sim brincar que quando os três filhotes estiverem criados, serei PhD!!!! rsrsrs

Muita gente não entende como consigo fazer tantas coisas entre elas, manter a sanidade... rsrsrs enfim, como consigo viver. E um dos maiores (se não o maior) motivo de conseguir viver bem é que consigo dormir bem. Desde os 6 meses dos três, todos dormem a noite inteira. Dormem todas as noites às 21h na maioria das vezes acordam às 9h do dia seguinte.


Minha mãe sempre diz que tive sorte, eu até acho que tem essa parcela a meu favor, no entanto provei pra ela que também os "treinei" bem. Desde bem cedo os "ensinei" a dormir.


Na verdade, quando os gêmeos estavam com cerca de 3 meses me vi desesperada na sala de casa, com eles chorando horrores no bebê confoto, por volta das 23h esperando meu marido chegar da faculdade. Naquele momento eu tive a certeza que precisava fazer algo e rápido, ou então eu sairia pra comprar um cigarro (mesmo tendo parado com esse péssimo vício há anos...).
Foi então que resolvi "apelar" e abrir o livro que tinha comprado quando estava grávida:

Conheci a danada ainda quando tentava engravidar e estava viciada em assuntos relacionados a gravidez e maternidade. Resolvi comprar o livro, li umas 3 páginas e deixei de escanteio.

Voltando à noite em questão, depois que marido chegou e colocamos os bebês para dormir, resolvi devorar o livro... e seguir os conselhos, afinal não tinha nada a perder.

Resumidamente, Tracy foca muito a questão da necessidade que a criança tem de seguir uma rotina. Fazendo todos os dias as mesmas coisas na mesma hora, não haverá surpresas para o bebê e ele sempre saberá o que está por vir em seguida.

Ok, mas vamos logo então ao segrediiinhooo. Pois bem, resolvi encarar o que ela chama da ROTINA DO SONO, todas as noites fazer a mesma coisa. Ela sugere que todas as noites vocês dê sinais ao bebê de que está chegando a hora de dormir. Algumas podem dar mama, outras cantar uma musiquinha, eu optei por dar um bom e relaxante banho (sim, a noite! Gente, não entrem na paranóia de que não pode dar banho em bebê a noite. Isso é lenda! Aliás, cansei de ver bebês em UTI tomando banhos super tarde! Desde que não exista corrente de vento, sem problemas!), após o banho, eu já apagava a luz do quarto, deixando só a do corredor acesa, uma massagem bem gostosa com algum creminho para bebê e berço. (como eu fazia para dar banho em 2 sozinha? Deixava um no bebê conforto no banheiro comigo enquanto dava banho no outro, fazia aquele dormir e corria pra dar banho no outro e agora vc pensou: não é mole não!!! rsrsrs).

Após os bebês no berço, ficava dando tapinhas nas costas bem levinho até dormirem. Fácil, né???

Acontece que na primeira noite fiquei 1h10min batendo nas bundinhas.. em DUAS bundinhas, com os braços abertos batendo  nos dois... já querendo aumentar a intensidade das batidas.... rsrsrsrs

Mas não desisti! Isso porque no livro ela já tinha dado esse toque, que no começo seria chato, mas melhoraria. E assim o foi. No 2° dia já caiu para 50min, no 3° foi para 30min, até que o maravilhoso dia chegou. Em 5 minutos no máximo, ambos estavam dormindo.

Por volta das 23h, marido dava para eles uma mamadeira, o que ela chama de Mamada dos Sonhos, porque se dá literalmente com o bebê dormindo (depois com o Gui, como amamentei até 6 meses, eu dava o seio também!) e dessa forma eu "completava o tanque" deles.... que só acordavam no dia seguinte.

Claro que existiram noites que eles acordavam na madrugada, mas ela também já tinha cantado essa bola!!! rs O fato é que se você é do tipo que a qualquer e mínimo resmungo do seu filho, vai correndo verificar, logo mais você virará refém... rs os danados são espertos, espeeeeerrrtooosss!! E logo perceberão que se chorar, terão a mamãe ali...

Não que eu os deixava chorando sozinhos, imagina, não consigo ser assim não! Mas eu esperava (e espero até hoje) uns 2 minutos pra ver se o choro ia seguir adiante... em geral, eles voltam a dormir sozinhos. E é isso que Tracy fala que devemos ensinar os filhos a dormir. Porque eles dormirão sozinhos ao longo da vida e deverão entender que isso é ótimo! E não há o que temer.

Para terem idéia do sucesso disso, os gêmeos tem 2 anos e meio e continuamos com esse mesmo ritual todas as noites. Aliás, dá tão certo, que o caçula desde que veio da maternidade entrou nesse mesmo ritmo.
Claro que existem noites que saimos, temos festa ou afins. Tudo bem! Aprendi a relaxar também e deixar fugir do meu controle, o que tem sido absolutamente natural. Mas isso é excessão. A regra é banho às 21h, 21h30min todos dormindo, 23h mamada dos sonhos. Pra mim não tem argumento. Criança PRECISA dormir bastante, dormir cedo. E nós precisamos de um tempo nosso, para comer, tomar banho, conversar, namorar...

Apenas pra salientar, A Encantadora fala algo que concordo totalmente. Se você nina seu filho, deixa ele te fazer de chupeta,  dorme na sua cama, coloca em carro pra dar voltinha ou apela como aquele pai no vídeo do YouTube que entra no berço com a filha, SEM PROBLEMAS!!!! Não existe uma forma certa de fazer o filho dormir. Mas tenha consciência que ele vai se acostumar com isso, ele muito provavelmente irá querer isso com 3, 4 anos! Você está disposta a isso? Mudar esse quadro vai ficando cada vez mais difícil com o passar do tempo. Mas nunca é tarde, basta paciência e determinação!

Espero que tenham gostado do post. Se quiserem, dou mais dicas do livro pra vocês em um próximo post!


Nenhum comentário:

Postar um comentário