quinta-feira, 29 de março de 2012

Vamos Tchatcharar sobre TPM?????


É... mês sim, mês também ela chega (para algumas ainda bem, para outras nem tanto...rsrsrs). Eu não sou especialista no assunto, aliás há mais de um ano não sei o que é isso meninas! Primeiro a gravidez, depois a amamentação... parei de amamentar totalmente o meu bebê este mês, quando ele completou 6 meses. Faz aí uns 10 dias. Até agora, nem sinais.... olha, pra dizer a verdade, só fico mesmo aliviada porque fiz a laqueadura e vi os pedacinhos que o médico tirou!!!!! rsrsrsrs
Mas enfim, sou mulher, procuro ler bastante, tenho amigas... então acho que todas nós somos um pouco peritas quando o assunto é a TPM, né?!?!?!?
Engraçado que no meu caso específico não sofro de TPM, mas sim TDM (inventei! rs), tenho tensão DURANTE a menstruação, os 2 primeiros dias então... sai de perto que viro o cão! Meu marido só falta colocar aqueles protetores de cachorros, tipo abajour em mim! rsrsrs nem eu me aguento muitas vezes...
A tensão pré-menstrual (conhecida pela sigla TPM) é uma síndrome que atinge cerca de 75% das mulheres (como sofremos, não?!?!?) e que ocorre, em maior ou menor grau, nos dias que antecedem a menstruação. A causa não é conhecida, mas pelas características está relacionada à elevação do estrogênio na fase pré-menstrual ou a queda da progesterona. Mas esses dois fatores não são os únicos envolvidos: esses hormônios podem afetar as neurotransmissões e aí então causar os sintomas psiquiátricos.  (fonte: Wikipédia).

Bom, vamos lá para alguns sintomas da danada:

  • Depressão;
  • Vontade de chorar sem motivo (e de matar um também!!! rs);
  • Gula ou falta de apetite;
  • Falta de sono;
  • Inchaços nos seios, barriga;
  • Agressividade (ATENÇÃO HOMENS!!! rs);
  • Ansiedade;
  • Dores de cabeça e pelo corpo;
  • Falta de energia;
  • Acne.
Quem sente um ou mais destes sintomas poe o dedo aquiiiiiiiiii.....
O que fazer então, já que não existe um remédio?!?!?! 

Só nos resta mesmo realizar atividades que nos deem prazer, como passear, encontrar amigas, brincar com seu filho, cachorro, pintar, escalar...

Praticar alguma atividade física, que além de saudável ajuda a reduzir a tensão (dar uns socos no saco de boxe imaginando ser uma pessoa, deve ser uma delícia!! rsrsrs)

Mentalize coisas boas... aliás, isso sempre, né gente?
Acredito muuuuuiitooo no poder da atração. A gente atrai coisas boas quando pensamos coisas boas. Claro que existem dias e dias, mas temos que ser firmes e fortes em pensar sempre no lado bom de tudo.

Alimentação balanceada é importante ingerir soja, lentilha, carnes e ovos, pois os mesmos têm uma substância chamada triptofano, o que colabora para o aumento de serotonina no cérebro, reduzindo a ansiedade, a depressão e a irritabilidade presentes na TPM. 

Vale também lembrar da importância de diminuir o sal, que é um tirano para reter líquidos e deixar a gente mais inchada. Aliás, o sal é um grande vilão, especialistas dizem que mais que o açúcar inclusive! Para o evitar a retenção também, água, muita água sempre. 
Ahhhh e nem preciso dizer que é importante não agendar compromissos e tomar decisões nesta fase..... pode ser extremamente perigoso!!!! rsrs
Se você sofre demais com a TPM, acho que o ideal é procurar seu Ginecologista e verificar o melhor tratamento para seu caso. Pode ser que ele indique algum tipo de vitamina ou até mesmo o uso contínuo da pílula. 
Me recordo do primeiro GO que passei na vida, se chama Dr. José Maria, excelente médico. Ele costumava dizer que a menstruação só é importante para quem quer engravidar, porque senão é totalmente desnecessária (e com isso a TPM). Ele certa vez até me indicou tomar anticoncepcional sem interrupção, sem pausa (usando uma cartela seguida da outra). Masssssssssss não o fiz. Sou meio doida com essas coisas... tenho para mim (PARA MIM, OK?!?!) que se Deus fez a mulher ter menstruação todo Santo mês, é porque aí temmmm... rsrsrsrs 
Do mais, se permitam o pecado de comer um chocolatinho, que além de delicioso, dá uma sensação inexplicável de relaxamento... mas cuidado com os exageros para depois não ficar com peso na consciência, ok?!?!


Beijos da Mi

2 comentários:

  1. Eita Mi que essa dona ai, me perseguiu por um certo tempo, até descobrir que através alimentação e exercícios poderia amenizar e depois do nascimento dos gêmeos, ela se foi, hoje posso dizer que vivo o céu quando o ciclo vem, pois vivi com TPM desde do inicio. Ninguém merece viver assim.Boas dicas. Beijos
    Cléo
    http://eueosgemeos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que alivio saber que as meninas assumem a TPM,as vezes me sinto a única que pira quando vai menstruar.Melhor ainda saber que existe a possibilidade de que ela acabe como relata a amiga acima"CLÉO".
    Curto de mais esse blog,acho que Michele está se superando a cada dia nos textos,sempre bem colocados,mas sem perder as características da escritora,como seriedade e bom humor bem dosados.
    Bjs
    lia.artesanatos@hotmail.com

    ResponderExcluir