quinta-feira, 26 de abril de 2012

Recolocação Profissional: Entrevistas (Parte II)


Voltando ao assunto entrevistas (último post sobre, juro! rs), já falei sobre roupa, maquiagem, pontualidade... tudo isso é meio básico, né? Agora vamos falar um pouco mais sobre comportamento.
Claro que cada área e profissão tem suas peculiaridades nas questões a serem abordadas nas entrevista. Minha área é de Logística, meu perfil mais administrativo, então tudo é bastante formal.
Se a entrevista é em uma Consultoria de RH, primeiramente se prepare para tão temida salinha de espera.... affff até reclamei algo a respeito no meu facebook... rs acho que essas salas servem mais é para nos deixar ainda mais tensas! Em geral nos deixam esperando uns 10, 15 minutos... suficientes para você se desestabilizar! Mas não se desespere, hein? Aproveite para dar uma última olhada no espelhinho, ou usar seu celular para ver umas mensagens.... e pronto. Espante a ansiedade!

O entrevistador estará com seu currículo em mãos e começará pedindo pra você falar sobre sua experiência. Sempre de traz para frente. Da última empresa para a primeira. Portanto, é interessante não colocar no CV tooodas as empresas que você trabalhou (se forem muitas), descarte aquelas primeiras que não tiveram papel tão importante.

E aí você comenta tudo que fez e que é relevante. Lembre-se que a pessoa que está ouvindo não trabalhou com você, não sabe como a empresa funciona. Então é bom você explicar, falar em números, conquistas, bons resultados e afins.

Depois provavelmente irão te perguntar sobre sua vida pessoal, se é casada (o), filhos, o que gosta de fazer nas horas vagas, essas coisas. Tente ser discontraida, fazer uma piadinha, acho que isso faz com que a gente ganhe a empatia da pessoa do outro lado. Eu sempre brinquei com o fato de ter 3 filhos, muita gente se espanta, pois me acham nova para tanto. E então brinco que 2 foram planejados, o último se planejou e me assustou! rs Também brinco com o fato de sempre procurarmos sair com as crianças, pois ficar em casa é enlouquecedor! rs

Pois bem. Por último, mas não menos importante, se você coloca no seu CV que tem outro idioma, ele será testado. Não adianta colocar inglês intermediário, se você se garante no "The book is on the table".... você deverá entender o que o entrevistador está te perguntando e responder com clareza. E a conversa pode continuar rolando...

Engraçado que quando me casei, passei por esta fase de recolocação também. E lembrando daquela ocasião, em geral os entrevistadores perguntam especificamente:

- Falar dos meus hobbies;
- Minha experiência de intercâmbio (vivi por 1 ano em Toronto, Canadá)
- Melhor e pior  resultado que tive em um emprego;
- Meu ponto forte e ponto a melhorar.

Quando passar por esta fase, a pessoa que te entrevistou abrirá o nome da empresa a qual está concorrendo a vaga e então agendará uma entrevista diretamente no local. É sua chance de entrar no site desta empresa e conhecer melhor sobre o que ela faz, onde fica, números, etc. Isso é ótimo para você não ir totalmente desinformada.

E aí se prepare. É bem, mas bem provável que você tenha que repetir absolutamente tudo que você fez aí acima... rs o bom disso tudo é que você vai ficando cada vez mais craque! O ruim, eu confesso. Chega uma hora que você não agueeeenta mais falar a mesma coisa. Mas é importante lembrar para si mesma que a pessoa à sua frente nunca te viu e merece seu respeito!!! Além do que, você é quem está a procura de emprego!!!!

Aproveito o post para comunicar que fui chamada por uma empresa para trabalhar! Estou em fase de exames e tudo mais. Devo iniciar as atividades no próximo mês.

Estou super feliz, pela conquista (que não foi fácil, passei por 3 entrevistas, sendo que uma delas fui sabatinada por 2 profissionais excelentes e na outra por 2 profissionais experientes e mais 1 de RH), feliz por voltar ao mercado, feliz também por ser uma área diferente da qual estou habituada (automotiva), a área química.

Mas acima de tudo estou motivada... para conhecer novas atividades, novas pessoas, novos assuntos, nova corporação. Dá um frio na barriga danado, mas acho que é isso que nos move para frente, não é mesmo?!?!?!

Logo mais, venho contar como está sendo essa nova experiência!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário