sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Mudanças no corpo e controle do peso na gravidez


Incrível como o nosso corpo se transforma nesses 9 meses. Acho que nunca passei por uma transformação dessas, tanto fisicamente quanto mentalmente, emocionalmente e até espiritualmente!

Mas se tratando de mudanças físicas, assim que descobri a gravidez, notei que precisaria de novos sutiãs, como pode né! Nem tinha barriga (de gravida....rs) e mudei de sutiã. Eu amei porque sou do time das que sonhavam com silicone um dia!

E por ter sido sempre magrela, nunca precisei me preocupar com peso, com o que devia ou não comer, e isso a partir do terceiro mês mudou totalmente. Aconteceu quando passou os enjoos e eu comecei a comer de fato por dois.

O bom é que meu obstetra é bem rígido quanto a peso, e vem me controlando bem, com um gráfico mensal com peso mínimo e peso máximo. Lógico que todos os meses eu passo um pouco, mas ele me deu um crédito já que eu estava bem magrela quando engravidei. Mas sempre avisa que se eu passar muito, ele cola minha boca com super bonder!!rs

E é fato! Não precisamos engordar tanto na gravidez, porque o bebe não pesa tanto, e contando placenta, líquido amniótico, não chega a pesar tanto assim! Por enquanto já foram 10kg e ainda faltam os 2 ultimos meses (medo). E tem os riscos de diabete gestacional, pressão alta, etc.

Minha dica é tentar controlar a fome, e fazer algumas mudanças na alimentação, como por exemplo, parar de tomar refrigerante, controlar no doce, no pão (hummm que delicia). E tomar bastante água, porque algumas mulheres tem mais propensão a inchar, e a água ajuda a desinchar. E esqueçam essa história de mãe e vó que precisamos comer por dois! Isso é lenda!

Não fui a nutricionista, não achei tão necessário, pois já comia de tudo, então salada, verduras e legumes ja fazem parte da minha dieta, e também não sou tão regrada a seguir uma dieta. Mas se puderem e acharem necessário eu acho válido.

Outra dica é exercício físico. Passei a andar bem mais agora, sempre me obrigo a ir até o banco a pé, ou ir ao mercado, padaria, porque assim eu ando um pouco e isso ajuda e muito!

Quanto as roupas, eu consegui usar meus jeans somente até o terceiro mês, depois disso tive que recorrer as leggings e comprei também algumas calças mais molinhas sem ziper para não incomodar. Faz parte né, e é uma delicia pra falar a verdade ver a barriga aparecer e você se vestir com algo confortável e que mostre a barriguinha, eu não via a hora disso acontecer!

Ainda não me preocupei em como voltar ao peso, porque melhor pensar em uma coisa por vez.

Beijos da Mari

Nenhum comentário:

Postar um comentário