quarta-feira, 11 de abril de 2012

Em busca de Recolocação!


Lembram que em post lá atrás eu estava me lamentando que retornaria ao trabalho e deixaria meu bebezinho?!?!?! Pois é.... tomem cuidado com os seus desejos!!! rsrs

Brincadeiras a parte, tomei um susto ao ser dispensada ao voltar de licença maternidade. De verdade eu não imaginava que isso iria acontecer, afinal a empresa que eu trabalhava tem muito mais colaboradorAs que colaboradores e não é do perfil deles demitir funcionárias por conta de filhos. E desta vez não foi diferente. Simplesmente aconteceu, precisavam reduzir o quadro e eis que chegou minha vez.

Passado o baque,  comecei a enxergar a situação como uma oportunidade de descobrir novos ares, conhecer gente nova, lugar diferente, enfim... acho que é isso que também nos move para frente. Foi bom sair da zona de conforto (apesar do medo do desconhecido!).

Bom, arregacei as mangas e fui à luta por uma recolocação (e ainda estou!). Não tem sido fácil, é verdade, a indefinição é sempre difícil, mas tenho aprendido mais e mais sobre entrevistas e afins, e é por isso que vou compartilhar um pouco....


Primeiro ponto, dar uma boa revisada no Currículo (CV), sempre procurando ter clareza nas informações, colocando seus pontos mais fortes. Formação e experiência profissional: sempre da última (mais recente) empresa para a primeira. Se conhece alguém que entende um pouquinho mais no assunto, peça ajuda para dar uma revisada. Sempre existe algo que aos nossos olhos não está visível, mas que para um segundo olhar está ali. Eu sempre recorro ao meu super irmão, que me ajuda pacas!

Segundo, cadastre seu CV em sites especializados. Se está desempregada, como foi meu caso, existem sites pagos que valem a pena. Eu recorri à Catho. Mas tem também a Manager. Nos dois sites você pode fazer uma experiência de 1 semana, para ver e se candidatar às vagas (conheço pessoas que conseguiram empregos nessa semaninha!!!) e também tentar se adaptar ao esquema do site. Foi por isso que não efetivei minha conta na Manager. Achei o site bem confuso. Mas ATENÇÃO!!!! Se não quiser efetivar sua assinatura, cancele-a antes de completar essa semana! Senão vai começar a valer a assinatura. E sim, é bemmmm confuso cancelar, mas não desista! Ha!

Outro site bacana é o Vagas , com muitas vagas e oportunidades bacanas, fácil de cadastrar, atualizar e se candidatar. Até alguns dias atrás confesso que não conhecia ninguém que tivesse conseguido um emprego por este meio, mas conheci e foi uma oportunidade MARA!

Sem esquecer do Linkedin, um site de relacionamentos voltado para a área profissional. É muito bom deixar seu perfil atualizado! 

Agoooora, tenho participado de alguns processos seletivos e olhem só... nada de site algum e sim indicações!!! O velho, bom e super necessário networking!!! Se não sabe o que é, dá uma olhadinha aqui. Resumindo, indicações!!!!! Por isso nem preciso dizer o quanto é importante ser bem relacionado por onde quer que você passe, né?!?!?!

Bom, ia falar de mais coisas neste post, mas pelo visto ficou bem do extenso... portanto vou dividí-lo. O próximo será sobre entrevistas. Look, make e comportamento!!! O que acham?!?!?

Espero que tenham curtido. E conto com os pensamentos positivos para que eu consiga uma recolocação rapidinho, hein?!?!?!


Beijos da Mi


2 comentários:

  1. Oh Mi... que situação chata :( Espero mesmo que o motivo da sua saída não tenha sido o filho. Odeio esses pensamentos "machistas". Sabia que comigo aconteceu algo interessante... quando eu disse que estava grávida, choveram comentários que eu não daria conta, que não daria certo minha participação em certos projetos, etc. Até uma promoção que estava prevista, foi "cancelada".

    Enfim... tive o Lucas, passei a licença maternidade e retornei ao trabalho. Já se passaram 1 ano e 4 meses e hoje recebo elogios... A minha chefe diz que a minha produtividade dobrou! Eu aprendi a gerenciar melhor meu tempo e hoje sou uma das funcionárias que mais dão resultados.

    Onde eu quero chegar: que esse pensamento machista que ainda impera em algumas empresas, está totalmente equivocado! Nós podemos sim ser excelentes profissionais e mães ao mesmo tempo! Esse é o super-poder de nós mulheres ;-)

    Ah! As dicas estão ÓTIMAS! Parabéns!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Mi, uma sugestão para o site é retirar o "captcha"... Eu tentei postar o comentários 3x e ficou dando erro :(

    Eu mesma tirei do meu.. ele atrapalha muito!

    Beijo!

    ResponderExcluir